• (35) 99925-1244

Consultoria Financeira Empresarial

A Finance preparou esse Guia para auxiliar a sua entrada nessa importante aliada para os seus negócios.
Consultoria Financeira Empresarial

1) Porque as empresas fecham nos primeiros anos

De acordo com a pesquisa do SEBRAE sobre as razões que fazem as empresas fecharem as portas no Brasil, há mais de 10 anos, a gestão empresarial das micro e pequenas empresas não melhorou e cerca de 50% das empresas fecham as portas nos primeiros 4 anos.

A má gestão financeira, mais precisamente a ausência do fluxo de caixa, é um dos principais motivos do fechamento de micro e pequenas empresas. De acordo com a pesquisa do SEBRAE, as micro e pequenas empresas fecham por inadimplência, falta de capital e falta de lucro.

Os principais problemas que contribuem para a empresa fechar

Entre os principais problemas estão a falta de aperfeiçoamento de produtos/serviços e a ausência de gestão financeira, principalmente do fluxo de caixa. A falta de conhecimento e capacitação nas várias áreas que compõem um negócio levam empresas ao declínio, seja rapidamente ou gradativamente, e muitas sequer buscam ajuda especializada, como a terceirização do financeiro, do contas a pagar e receber, e até mesmo especialistas qualificados em áreas específicas, o que permitirá que a empresa foque apenas no seu negócio principal.

O aperfeiçoamento de produtos/serviços é essencial para uma pequena empresa que ainda não está consolidada no mercado. A ausência de inovação, de diferenciação da concorrência, contribui significativamente para o fechamento destas empresas.

Muitas vezes a inovação de produtos e serviços até existe, porém não é praticada com foco nos clientes. Assim, as empresas acabam criando novos produtos e serviços que não atendem uma necessidade específica ou resolvem um problema dos seus clientes. É uma falsa inovação.

Como as empresas podem agir para evitar fechar as portas

Para inovar seus produtos ou serviços, o empreendedor precisa buscar técnicas e ferramentas que o ajude nesta tarefa. As empresas devem buscar técnicas que consistem em focar no mercado para desenvolver produtos e serviços a partir de problemas e necessidades dos clientes e hipóteses de solução.

Um simples relatório semanal ou mensal de fluxo de caixa ajudaria a compreender os resultados da empresa, a prever lucro ou prejuízo no mês, a controlar o capital de giro e também serviria como apoio para tomada de decisões estratégicas como deixar de vender um produto ou mudar a forma de pagamento de um determinado serviço.

A ausência do controle do fluxo de caixa é um grande problema

A ausência do controle do fluxo de caixa pode trazer algumas consequências graves para a empresa:

  • A empresa recebe o dinheiro das vendas, mas não sabe para onde vai este dinheiro.
  • A empresa fica vulnerável a eventuais mudanças de mercado.
  • A empresa não terá um planejamento financeiro confiável.
  • A empresa não consegue prever quando e em quanto tempo terá uma sobra de caixa.

Se você é administrador de alguma empresa, para não entrar nas estatísticas de mortalidade de empresas do SEBRAE, procure inovar e ter um controle eficiente do seu fluxo de caixa. Se necessário, contrate uma empresa de consultoria financeira empresarial para auxiliar nesse processo, e continue lendo esse artigo para entender mais sobre como uma consultoria financeira pode ajudar a sua empresa.

2) O que uma empresa de consultoria financeira faz

Há vários tipos de consultoria financeira. De forma geral, se dividem em consultoria para pessoas jurídicas e físicas. Neste artigo vamos focar na consultoria para pessoas jurídicas, também conhecida como consultoria financeira empresarial.

Os serviços mais comuns para as pessoas jurídicas são os aconselhamentos sobre planejamento financeiro e empresarial, gestão de custos e tesouraria, formação de preços, controladoria financeira, avaliação de empresas (valuation) e terceirização (BPO financeiro).

Entre essas várias especializações temos o apoio na gestão do caixa, na melhoria dos resultados, reestruturação das empresas, gestão de custos, planejamento financeiro e orçamentário, e demonstrativos financeiros e econômicos. Desta maneira, o administrador terá a empresa nas mãos, e poderá fazer uso do maior benefício: o poder de tomar decisões corretas e adequadas.

Os especialistas de consultoria financeira empresarial trabalham com métodos comprovados e eficientes, sobre a melhor maneira de administrar o seu negócio.

3) Como funciona uma consultoria financeira

A empresa de consultoria financeira utiliza-se de valiosos conhecimentos de administração financeira e boas práticas de gestão, para trazer mais segurança e tranquilidade para o negócio, através de medidas que visam proteger a saúde financeira da empresa.

São colocadas em práticas medidas que visam aumentar o seu lucro, mas também deixar a sua empresa protegida de crises financeiras, visando um estado de gestão saudável.

Quais medidas fazem parte da consultoria financeira

Como alicerce para quaisquer negócios, a consultoria financeira contempla a gestão de fluxo de caixa, ou seja, contas a pagar e receber, conciliação bancária e faturamento (vendas), visando ainda gerar informação para a Gestão de Custos e Controladoria, proporcionando dados para a geração de relatórios gerenciais e o planejamento orçamentário, que permitem medir os resultados, como lucratividade, ponto de equilíbrio, margens, rentabilidade, alavancagem, estudos de viabilidade, entre outros. Para que se possa tomar decisões mais assertivas, em tempo, mensuráveis e confiáveis.

Dessa maneira o administrador da empresa terá a empresa nas mãos, e poderá fazer uso do maior benefício: o poder de tomar decisões corretas e adequadas.

O benefício da opinião externa

Outro benefício, é contar com uma opinião de fora da empresa, que pode ser muito importante para o administrador da empresa, já que os relatórios gerados através da consultoria são sem conflito de interesses, e muitas vezes até mais confiáveis, no sentido de não representar nenhuma das partes internas da empresa.

Além disso, em tempos de crise, um assunto que ganhou muita força recentemente é a consultoria financeira online. São todos os benefícios da consultoria financeira empresarial, somado às ferramentas avançadas de trabalho remoto, para ter acesso a qualquer hora e de qualquer lugar a esse importante serviço empresarial.

4) Vale a pena contratar uma consultoria financeira

Primeiro, antes de tudo, é necessário compreender a sua real necessidade, uma vez que a contratação de uma empresa de consultoria financeira poderá ocorrer por vários motivos.

Por exemplo, uma baixa nas vendas acaba por reduzir os resultados (e lucros), comprometendo o caixa. Em outro cenário, você - ou a sua empresa - pode estar gastando de forma equivocada, gerando altos estoques e, consequentemente, gastos elevados.

A ideia de contratar uma empresa de consultoria deve-se iniciar com um bom diagnóstico para a identificação do seu problema, e nesse sentido, já vale muito a pena contar com uma consultoria financeira, principalmente se na sua empresa não tiver um especialista com um excelente conhecimento na área.

LEMBRE-SE

Não existe mágica nos negócios! Não deixe que achismos e incertezas façam parte de sua vida.

SAIBA MAIS